[Notícia] Reunião do Conselho de Representantes da ADUFC

No dia 14 de novembro ocorreu a segunda reunião do Conselho de Representantes da ADUFC, convocada para deliberar sobre os seguintes pontos de pauta: 1. Avaliação de conjuntura nacional; 2. Eleição do conselho fiscal; 3. Discussão acerca das vagas remanescentes do conselho de representantes.

No início da reunião, a diretoria foi questionada sobre a participação dos representantes dos campi do interior por videoconferência, em acordo com encaminhamento aprovado na reunião anterior do Conselho. As justificativas apresentadas não elucidaram o descumprimento e o Prof. Ênio Pontes, presidente do sindicato, enfatizou a responsabilidade dos representantes de se fazerem presentes na reunião.

Ao iniciar a discussão do primeiro ponto de pauta, a diretoria apontou alguns elementos da conjuntura nacional. Entendeu-se que a tarefa dos conselheiros não era fazer uma análise, mas sim propor encaminhamentos para que a categoria discuta amplamente e possa direcionar as ações do sindicato. Sugeriu-se a realização de uma assembleia.

Para o segundo ponto, “eleição do Conselho Fiscal”, a diretoria apresentou oito nomes (mesmo número das vagas disponíveis). Essa metodologia foi questionada, devido à compreensão de que o papel do Conselho é fiscalizar a própria diretoria e portanto deveriam compô-lo diversos segmentos do movimento docente, incluindo representantes dos outros campi. Após discussão sobre representatividade no conselho fiscal, abriu-se a possibilidade para que os presentes apresentassem nomes de candidatos. Foi estabelecido que cada conselheiro votaria em cinco dos nomes apresentados. As vagas para o conselho e suplentes foram atribuídas conforme a quantidade de votos. Os empates foram trazidos à nova votação para os suplentes.

O conselho fiscal fica composto pelos professores:
Titulares: 1. Rafael Farias (16 votos)​; ​2​. Alexandre Bertini (15 votos)​; ​3​. Marizete (13 votos)​; 4​. Suene Honorato (13 votos)​; ​5​. Elineudo​ (12 votos)​.

Suplentes: 1. Satander (12 votos)​; 2. André Vasconcelos (11 votos)​; 3. Pedro Marcos (11 votos)​.

No último ponto de pauta, a respeito das vagas remanescentes no conselho de representantes, foi estabelecido que uma nova rodada do processo eleitoral aconteceria o mais breve possível. Foram sugeridas as datas de 1 e 2 de março de 2018. Esse processo, segundo consta no edital, é parte da eleição que se desenrolou em abril e maio deste ano e deveria ser feito logo após a primeira rodada, a ser conduzido pela mesma comissão eleitoral. Esclarecimentos sobre a quantidade de vagas e o formato da eleição foram adiados para serem trazidos pela comissão eleitoral, ainda a ser contatada.

Finalmente foi encaminhada uma assembleia com data a ser definida entre 4 e 8 de dezembro de 2017. Como sugestões de pauta estão: análise de conjuntura nacional, homologação do conselho fiscal e apresentação do relatório sobre as vagas remanescentes e a condução do processo eleitoral pela comissão eleitoral.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s